1º Inquérito Nacional Sobre Doenças Reumáticas em Portugal
O Projecto Reuma Census
O ReumaCensus é um projecto que pretende responder a uma lacuna há muito existente em Portugal, relativamente à prevalência das doenças reumáticas. Os resultados obtidos com um estudo desta dimensão serão cruciais para a projecção de novas políticas da saúde nesta área clínica.
Tendo em conta que as doenças reumáticas, nos países desenvolvidos, são a primeira causa de incapacidade laboral, facilmente se depreenderá a pertinência dos resultados obtidos na contribuição da programação de novas políticas da saúde, e o reflexo destas na economia do país.
É esta a base que sustenta e move a realização deste projecto.
O ReumaCensus é um estudo epidemiológico (estudo da população), observacional, transversal e terá a duração de
4 anos. Pretende por isso “fotografar” a realidade portuguesa no que respeita às doenças reumáticas.
A amostra será representativa da população portuguesa e serão recrutados cerca de 10.000 portugueses, em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, segundo um método aleatório.
É importante clarificar que o ReumaCensus não é um rastreio, pelo que as pessoas não poderão voluntariar-se, de forma espontânea, a participar. Ao invés disso, só os seleccionados pelo método de aleatorização serão convidados a integrar o estudo. Ver método de aleatorização
Este projecto contribuirá decisivamente para a execução do Plano Nacional de Saúde através
do desenvolvimento do Programa Nacional Contra as Doenças Reumáticas (PNCDR), quer na promoção da saúde das populações, nomeadamente no grupo específico dos doentes reumáticos, quer na obtenção de ganhos em saúde constituindo o foco da investigação os seguintes aspectos:
• determinação da prevalência das seguintes doenças reumáticas (DR): osteoartrose (joelho, anca e mãos), lombalgia, osteoporose fracturária, doenças reumáticas periarticulares, fibromialgia, artrite reumatóide, espondilartrites, espondilite anquilosante, lupus eritematoso sistémico, polimialgia reumática e gota. Ver Patologias
• obtenção de dados sobre qualidade de vida, capacidade funcional, capacidade laboral e da utilização dos cuidados de saúde
e a sua comparação entre participantes com e sem DR.
• A criação das duas coortes, para seguimento prospectivo futuro, permitirá conhecer a evolução natural das DR em estudo (na coorte de doentes) e a incidência das DR (na coorte de saudáveis).